Marc Ferrez

domingo, 26 de setembro de 2010

Nascido no dia 7 de dezembro de 1843, no Rio de Janeiro, Marc Ferrez foi o primeiro homem a receber o título de "Photographo da Marinha Imperial", no ano de 1880.
Dentre seus muitos feitos, introduziu tecnologia européias no Brasil, como utilizar chapas secas e fotografar fotografar utilizando o auxílio do flash de magnésio. Também produziu as maiores chapas coloridas panorâmicas do mundo, com 40 cm por 120 cm, retratando paisagens naturais do Brasil, em 1881.
Além de fotografar majoritariamente a natureza, Marc foi também um renomado retratista, registrando mitas imagens da Família Imperial Brasileira, inclusive fotografando a Princesa Isabel no Palácio das Laranjeiras, no ano de 1886.
Também em 1886 foi premiado na Filadélfia com medalhas de ouro por seu trabalho, sendo o mérito seguido de mais um prêmio no ano seguinte, desta vez em Paris. Aos 41 anos de idade, foi ordenado cavaleiro da Ordem Rosa por D. Pedro II.
No dia 12 de janeiro de 1923, aos 79 anos de idade, Marc Ferrez morre, deixando como legado um  acervo de mais de 5000 imagem, sendo mais de 4000 negativos originais de vidro.
Estas obras circulam até hoje pelo mundo inteiro, de museu em museu, em cidades como Porto Alegre, Belo Horizonte, Paris e etc.



2/3) O fotográfo Marc Ferrez usava muito a paisagem do Rio De Janeiro em suas fotos. Também tirava muitas fotos de pessoas em seu cotidiano. Suas fotos serviam também como cartão postal, elas eram em preto e branco, o chamado Sépia. Suas fotos eram mais focalizadas nas pessoas   e em seus ambientes de trabalho. Já em fotos de paisagens, Marc tentava ter uma imagem panorâmica.




            Esta imagem mostra por uma vista panorâmica uma praia no rio de janeiro, mostrando toda sua beleza natural.

 

              Esta imagem mostra a escravidão no brasil antigamente, o retrato de um povo sofrido. O dia-dia do povo negro trabalhando com muitas dificuldades de vida etc.





Pesquisa dos alunos Carolina, Gabriel e Marcus Vinicius

0 comentários:

Postar um comentário